O Hospital

A sua saúde em boas mãos


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HISTÓRIA DO HAGF

Em 1963, no bairro Guarapiranga/Ponte Nova, teve início a implantação do Ambulatório Sette de Barros, vinculado à Associação dos Plantadores de Cana de Minas Gerais (Minascana) e empenhado em garantir atendimento aos produtores rurais e dependentes. No final dos anos 60, após o sucesso do primeiro empreendimento, dirigentes da Minascana idealizaram um hospital, com recursos financeiros do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), cuja obra começou em 1972, sendo inaugurada em 14/5/1976, homenageando o supervisor do IAA, Arnaldo Gavazza Filho.

O Hospital expandiu-se no início dos anos 80 e teve o projeto redimensionado pela crise do setor sucroalcooleiro, em meados daquela década, sobrevivendo, a partir de 1989, com o projeto de implantação da Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho, instituída oficialmente em 12/8/1991.

No início dos anos 90, com a criação da Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho, o projeto se consolidou como um dos maiores complexos hospitalares do interior do Estado de Minas Gerais, atendendo uma região com 35 municípios, onde vivem cerca de 450 mil pessoas.

As novas perspectivas para a instituição e os investimentos em tecnologia e em profissionais de saúde ganharam novos contornos em 21/2/1992, quando foi lançado o Plano de Assistência Médico-Hospitalar Arnaldo Gavazza (Plamhag).

O Hospital Arnaldo Gavazza está entre os 17 melhores hospitais de Minas Gerais. Foi o 7º hospital do Estado a ser credenciado pelo Ministério da Saúde para realização de cirurgias cardiovasculares em pacientes do SUS.

Estrutura do Hospital

Atualmente, o Hospital Arnaldo Gavazza conta com especialistas em análises clínicas, anestesiologia, angiologia, cardiologia, cirurgias cardíacas, cirurgias gerais, cirurgias plásticas e buco-maxilo-facial, dermatologia, endocrinologia, endoscopia/gastroenterologia, fisiatria, ginecologia/obstetrícia, geriatria, nefrologia, neurologia/neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, radiologia, reumatologia, urologia e Unidade de Terapia Intensiva/UTI.

Oferece, também, outros serviços como: psicologia, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, nutrição e os Serviços Auxiliares de Terapia: eletroencefalografia, mapeamento cerebral, patologia clínica, quimioluminescência (hormônios), medicina nuclear (cintilografias), hemodinâmica, cirurgias vasculares não invasivas, angioplastias, cateterismo, litotripsia extracorpórea (quebra de cálculo renal sem cirurgia).

Na área de Radiologia, há o Raio X convencional; tomografia computadorizada; avaliação tomográfica computadorizada da mandíbula ou maxilar superior para implante ósseo integrado; ressonância magnética;  mamografia e densitometria óssea.

O Hospital Arnaldo Gavazza tem o Instituto do Coração, local destinado a realizar procedimentos de eletrocardiografia de alta resolução, esteira ergométrica computadorizada, sistema Holter, M.A.P.A. e ecocardiografia bidimensional com Doppler, em cores.

Na área de Otorrinolaringologia, o HAG possui audiômetro, impedaciômetro, B.E.R.A, Teste da Orelhinha e Prótese Auditiva (serviço de média complexidade e referência regional). 

O Hospital Arnaldo Gavazza tem, hoje, várias instâncias internas para dinamizar setores e equacionar projetos. Existem as seguintes Comissões Hospitalares: Ética Médica; Ética de Enfermagem; Projetos 100% Saúde e Viva Sem Cigarro; Controle de Infecção Hospitalar; Prontuários; Óbitos; Gerenciamento de Risco; Comitê Transfusional; Curativos; Controle de Eventos Adversos; Padronização de Medicamentos; Humanização; Controle da Mortalidade Materna e Infantil, Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 

Na busca da melhoria constante no atendimento e nos serviços ofertados, várias ações são executadas pelo Hospital Arnaldo Gavazza, tendo em vista a continuidade e a otimização da qualidade e - em linhas gerais – a adequação para o Processo de Acreditação Hospitalar. Em 2005, foi iniciado o Planejamento Estratégico, via BSC - Balance Scored Card. Em 2006 foi implantado o Sistema de Gestão da Qualidade, com base no Programa SGQ:5S – Housekeeping, proporcionando uma mudança de cultura voltada para os sensos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina, criando deste modo um ambiente de trabalho organizado para clientes e colaboradores. Com o Programa 5S o Hospital conquistou certificações de qualidade: Top Quality Prata/2006; Top Quality Excelência/2007 e 2008; Top Quality Diamante/2009. Essas certificações foram creditadas pela MFC Consultoria e Educação Coorporativa de Juiz de Fora/MG.

O HAG tem o compromisso com a sociedade na busca pela inovação, melhoria da estrutura tecnológica e capacitação dos profissionais. Em 2008 foram iniciadas as adequações da estrutura organizacional de acordo com as normas da NBR ISO 9001. Em outubro de 2009, o Hospital foi certificado pela ISO 9001:2008 pela DNV/Det Noresk Veritas LTDA, tendo sido recertificado em setembro de 2012. 

O Hospital Arnaldo Gavazza é referência hospitalar do SUS em Atendimento de Urgência e Emergência; tem a referência pública como hospital captador de órgãos e oferece serviços de alta complexidade em cirurgias cardíacas, em neurocirurgias, no tratamento da Aids e na Nutrição Enteral e Parenteral. O complexo hospitalar atende à população de 53 municípios que compõe a região Macro Leste do Sul, num total de 672 mil habitantes, sendo 57 mil em Ponte Nova.

Possui 118 leitos distribuídos da seguinte forma: Sistema Único de Saúde/SUS (70), particular/convênio (36), Centro de Terapia Intensiva - SUS (10) e Particular/Convênios (2).

Missão do HAG

Oferecer soluções em serviços de saúde, com humanização e melhoria contínua da qualidade, visando à reintegração dos nossos clientes à sociedade.

Visão do HAG

Ser reconhecido como hospital de alta complexidade, qualidade e resolutividade em seus serviços no estado de Minas Gerais, buscando o equilíbrio econômico-financeiro.

Valores

Ética;

Visão;

Equipe;

Respeito;

Qualidade;

Humanização;

Transparência;

Responsabilidade Social.

CONTATO PARA  SUGESTÃO, ELOGIO E RECLAMAÇÃO

Serviço de Ouvidoria (31) 3819-5013/5014 - Serviço Social

Horário comercial para atendimento: de segunda a sexta feira 8h às 11h e das 14h as 17h.

e-mail: ouvidoria@gavazza.com.br



 

 

 

 

 



CONTATO COM O SETOR DE PLANEJAMENTO E QUALIDADE

Renan Saraiva Lessa.

(31) 3819-5059

qualidade@gavazza.com.br


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